Emoções do final de ‘Avenida Brasil’ vão além do ‘quem matou?’



O capítulo final de “Avenida Brasil” não deixou quase nenhum desfecho de fora – embora tenha faltado saber que fim levou Santiago (Juca de Oliveira), arquivilão. Ele apareceu na primeira cena, levou um tiro e saiu do quadro. Mas teve emoção à vontade e de todas as categorias e calibres. Carminha (Adriana Esteves) se regenerou mas o autor, João Emanuel Carneiro, não corrompeu sua personagem transformando-a numa boazinha despersonalizada. Para frisar isso, depois de fazer as pazes com Nina (Débora Falabella) e com Jorginho (Cauã Reymond), ela deu uma demonstração de que a arrogância de sempre continuava lá, ao exigir “café sem açúcar”. Nada de lições de moral.
Os muitos minutos dedicados a Adauto (Juliano Cazarré) foram uma prova de que um personagem lateral, bem interpretado, pode crescer. O gari/ex-jogador de futebol teve seu trauma de infância diagnosticado e tratado pela namorada e psicóloga improvisada Olenka (Fabiula Nascimento, outra coadjuvante que teve sua participação ampliada ao longo da trama). A cena final, do jogo de futebol, emocionou, congregou grande parte do elenco, o que funcionou como fecho de ouro, e também colaborou para amarrar a história, que estreou com cenas de Tufão (Murilo Benício) em campo.
Outro ponto alto foi o fato de o plot do “quem matou” não dominar o capítulo. Com fez ao longo de toda a novela, João Emanuel esbanjou repertório. O Brasil parou para saber quem era o assassino de Max (Marcello Novaes), e a revelação foi bem construída com inspiração em “Assassinato do Expresso do Oriente”. OK. Mas, uma vez que a cena da delegacia foi ultrapassada, o espectador sabia que poderia esperar por outros bons momentos.
O casamento de Cadinho (Alexandre Borges) e suas três mulheres divertiu e encerrou bem uma trama que, na saída,  todos apostavam, andaria em círculos.
O último capítulo de “Avenida Brasil” fechou uma produção consagradora para seu autor, seus diretores (Ricardo Waddington, Amora Mautner e José Luiz Villamarin) e praticamente para todo o elenco. Com poucos personagens, a novela deu a todos a sua oportunidade. Vai deixar saudades.
Patrícia Kogut

0 comentários:

Postar um comentário